ARTIGO: Propósito, promessa ou missão de vida?

Data: 20/08/2020


Você sabia que a nossa missão de vida é uma espécie de ‘declaração pessoal’ ou 'promessa' que ajuda a gente a manter o foco no que realmente importa? Acredito que um dos maiores desafios que temos pela frente é justamente não perder o foco diante de toda pressão que enfrentamos no nosso dia a dia. A globalização e o avanço da tecnologia trazem inúmeros benefícios, também enchem a nossa rotina de estímulos – que podem nos deixar confusos e sobrecarregados...


E por isso, a proposta desse artigo é ajudar você a se conectar com a sua essência – com aquilo que traz sentido para a sua vida e manter vocês conectados, apesar de todos os desafios!

Gosto muito da definição do Christian Barbosa, que ele escreveu no livro A Tríade do Tempo: “Uma missão pessoal deve dar uma direção e um objetivo a sua vida. É a sua filosofia de vida, sua declaração de propósito, seu credo pessoal.”


Vamos começar? Vamos fazer um exercício para identificar a sua missão. São apenas 3 questões... ele é simples, mas muito poderoso. Só faça o exercício completo, ok? Vai durar uns 10 minutos e você vai sair com a sua declaração de vida para guiar seus próximos passos!


EXERCÍCIO PARA DESCOBRIR MINHA MISSÃO DE VIDA


1. Liste 5 coisas que você gosta muuuuuuito de fazer.

Aquelas que trazem prazer e alegria para a sua vida. Pode ser um hobby, um trabalho ou algo que você faria ‘até de graça’ para as outras pessoas. Sabe aquela atividade que você não vê o tempo passar? Pode ser ela!


2. Relacione suas 5 maiores habilidades.

Aqui você lista aquilo que você faz muito bem… você vai precisar de verbos/ações para descrevê-las. Se você for bom em cozinhar ou escrever, por exemplo, também vale! Procure lembrar de algum feedback que você recebeu – provavelmente as pessoas já devem ter dito isso para você. Quais habilidades elas costumam elogiar? Mas é importante que você concorde: o que você acredita que faz muito bem, que faz de uma forma especial ou diferenciada?


3. Escolha 5 palavras que descrevam o mundo ideal para você.

O que é mais importante, na sua opinião? Quais seriam as características de um ‘mundo perfeito’? Quais mudanças você gostaria de fazer no mundo? Se para você é importante que o mundo seja mais justo, por exemplo, esta pode ser uma das suas palavras!


Tudo respondido? Muito bem!

Agora volte para as suas anotações e reorganize suas respostas por ordem de importância. Ou seja, numere cada palavra (de 1 a 5) em cada questão – sendo que a no. 1 é a sua preferida ou mais importante neste momento.

Pronto! Agora é só preencher as lacunas abaixo com as primeiras 3 palavras de cada resposta. Coloque na primeira linha as 3 primeiras palavras da questão no.1, e assim sucessivamente. Faça as adaptações necessárias, para que a frase tenha sentindo!

O PROPÓSITO DA MINHA VIDA É:

Expressar e aplicar a ____________________, ____________________ a ____________________

através da ____________________, ____________________ e da ____________________

para criar um mundo de ____________________, ____________________  e ____________________.

E aí, como se sente? A sua missão pessoal é a sua promessa... para você e para o mundo! Ela vai ajudar você a manter o foco. Usar o que você mais gosta de fazer para criar um mundo melhor através das suas maiores habilidades é um caminho mais leve, e pode ser muito divertido! Agora procure relacionar profissões e ambientes que permitam uma conexão com o seu propósito de vida.


Precisa de mais ajuda?

Manda uma mensagem pra mim =)


Um abraço, Leyla Berns
Conexões, Carreira & Sucesso Profissional

Imprimir!  

todos os direitos reservados © 2020

W2O