Quer fazer gestão com foco em resultados? Comece pelo
planejamento!
O artigo de hoje é para falar de planejamento e gestão de pessoas. Uma liderança com foco em resultados é essencial para que uma equipe alcance o sucesso. Se você é o líder, é importante que você conheça a sua equipe e tenha objetivos claros – para o time e para você! Que tal dar o primeiro passo hoje? Listei abaixo alguns tópicos importantes para você começar.
1. Defina seus objetivos
O primeiro passo para planejar a gestão da sua equipe é saber onde você quer chegar. O que exatamente você busca alcançar? Em quanto tempo? Como pretende fazer isso? Estabeleça metas e defina prazos. Lembre-se que as metas precisam ser claras: pode ser um número exato de faturamento ou de produção, uma nova habilidade ou comportamento que precisa ser desenvolvido no grupo. (Mais pra frente vou fazer um artigo só sobre esse assunto. Já se inscreve nossa newsletter para não perder!)
2. Faça uma autoavaliação da sua equipe
Depois de definir o seu ponto de chegada, reconheça seu ponto de partida! Analise os pontos fortes e fracos do seu time. Observe cada integrante e observe o coletivo também. O que precisa ser melhorado? Onde você precisa investir mais atenção? Entender seu ponto de partida é essencial para definir metas realistas e alcançar seus objetivos com qualidade – isso também vai trazer credibilidade para a sua gestão. Considere as habilidades ou ferramentas que sua equipe já possui e que podem contribuir com os objetivos. Analise se cada pessoa está no lugar certo.
3. Compartilhe seus objetivos
Se você quer que a sua equipe esteja com você, você precisa estar com ela
também. Faça uma reunião para apresentar suas ideias e ouça sua equipe.
Considere a opinião das pessoas antes de validar as metas do grupo, aceite
contribuições e gere comprometimento. Em geral, as pessoas gostam de participar
das decisões e do planejamento – uma boa reunião de planejamento pode trazer o
engajamento necessário para atingir qualquer objetivo. A qualidade da sua
comunicação e do seu relacionamento com o grupo vão influenciar
significativamente seus resultados nesta fase.
4. Acompanhe as ações
Elabore um cronograma visível das ações a serem tomadas – individual e coletivo, se for o caso – e monitore as entregas de cada um. Crie rotinas para pedir e fornecer feedback durante todo processo. Faça os ajustes necessários para garantir os prazos do seu cronograma e o engajamento da equipe. Talvez você precise fazer mudanças no time ou na rotina, ficar mais próximo ou mais afastado em alguns momentos – considere um tempo para imprevistos, correções e realinhamentos. Esse acompanhamento vai fornecer informações para que você faça as adaptações necessárias.
5. Comemore pequenas conquistas
Às vezes você está tão focado ‘no resultado final’ que não reconhece as
pérolas que estão no meio do caminho. Procure valorizar gestos e iniciativas
positivas durante essa jornada, por menores que sejam. Olhe para as pessoas,
converse e reconheça o valor de cada um na sua equipe. Evite generalizar,
especialmente diante dos tropeços, e seja justo ao dividir tarefas ou fazer
elogios. É necessário manter um certo balanço entre reconhecimentos individuais
e coletivos – o quanto mais você conhecer a sua equipe, mais equilibrada será a
sua gestão neste sentido.
Espero que tenha você tenha gostado desse artigo! Comenta aqui comigo como você
faz.
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Um grande abraço,
Leyla Berns
Conexões, Carreira & Sucesso Profissional